Évora Hotel - Outono 2012




Évora... Adorámos! Adorámos! Addoooorámooos!

Estava para ser uma escapadela aos Algarves mas a ameaça de tempo chuvoso e invernal fez-nos pensar que se calhar não valeria a pena ir fazer tantos quilómetros,  horas de viagem, mais portagem para nos enfiarmos num hotel dois dias. Para isso podiamos escolher algo mais acessível e optámos por ir duas noites para... o Évora Hotel!
http://www.evorahotel.pt/
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g189106-d249550-Reviews-Evora_Hotel-Evora_Alentejo.html

Já tinhamos umas recomendações de amigos que já tinham ido em tempos, tinhamos ainda um voucher comprado no Voucher Sapo para um fds algures no inverno, pelo que só nos faltou ir ao Booking e encontrar uma promo para o dia que queriamos e ficámos com duas noites a baixo custo. Boa!
http://voucher.sapo.pt/
http://www.booking.com/

O que pretendiamos era um hotel com uma piscina interior para que a piolhinha pudesse gastar energia, mesmo que estivesse de chuva era tempo bem passado.

O hotel é antigo, nota-se que tem algumas coisas já com muito uso e gastas, mas eu achei que estava em perfeitas condições.

Tem um bom estacionamento, que esteve sempre concorrido pois o hotel é fora da cidade (bem fora, convém ter carro para ir ao centro) e houve algumas reuniões nas salas do hotel de empresas, além de que funciona um ginásio no edifício do hotel pelo que ao fim do dia tinha a clientela que ia fazer o seu exercício.

A piscina também é partilhada com o ginásio em aulas de hidro-ginástica e aulas de miúdos, o que a nossa pequena adorou, pois estava sempre muito interessada no que se passava. Existe também um jacuzzi, e duas saunas que infelizmente estavam em manutenção. O banho turco acho que era no ginásio.






O quarto é razoável, com espaço suficiente, a cama e as almofadas confortáveis. O WC é de tamanho mediano mas suficiente. Onde ficámos tinha uma pequena varanda com vista para a piscina exterior. À noite apesar da proximidade com a estada nacional não se ouve barulho, e mesmo com alguns hóspedes nos corredores forrados a carpete não se ouve o barulho.





Em termos espaços comum é um hotel grande, e que tinha muitos grupos diferentes de pessoas a entrar e sair (grupos de alemães e japoneses em excursões), outros casais de hóspedes, empresas em reuniões e formações, pessoas para o ginásio, pessoas para irem para o bar do hotel ver a bola no ecrã gigante (uma das noites era Champions League) mas sem que parecesse claustrofóbico ou atrofiante... havia espaço para todos.






O hotel dispõe de rede wifi gratuita, o que deu um jeitaço. E havia muita gente de tablet e portátil a navegar.
Tem ainda uma excelente piscina exterior com piscina para miúdos, e um court de ténis.

Nas imediações existe um driving range, com um putting green artificial. As fichas custam 2,5€ para um balde de 50 bolas, e alugam tacos para quem não tenha. O Voucher do Sapo dáva direito a uma "Experiência Golfe" mas o professor da "academia" não apareceu nos dois horários que indiquei... este foi o único ponto negativo em toda a estadia e uma falta de profissionalismo do professor, que estava no hotel e não apareceu à hora combinada, duas vezes. Como é óbvio usei e abusei do driving range!





A estadia comprada via booking ofereceram ainda um welcome drinks no bar do hotel e uma tshirt para a miúda. O voucher Sapo oferecia outro welcome drink, a tal experiência golfe, e um late check-out até às 15h, que permitiu desfrutar ainda a piscina no último dia (o que foi muiito bom!). À noite no
bar do hotel desfrutamos das bebidas oferecidas com regalo.


O pequeno-almoço no hotel era das 7h30 às 11h (altamente!!) e eu considero que era bastante variado e com produtos de muita qualidade. O espaço é enorme e estava muito pouco concorrido pelo que a refeição foi bastante agradável nos dois dias.

Em Évora já se sabe que se come bem, mas admito que fiquei muito agradado com todas as incursões gastronómicas.

Jantar 1)
Luar de Janeiro
Andámos meio perdidos à procura de onde comer e um senhor simpático questionou se precisávamos de ajuda, e então encaminhou-nos para o Luar de Janeiro (que por acaso até era um dos que tinhamos visto na net para ir) - afinal o senhor era o pai do dono do restaurante.
A comida é efetivamente boa, o vinho é o vinho, e a sobremesa, só pedimos uma, era divinal, mas o preço upa upa... muito carote!! mesmo!
O restaurante é pequenito mas agradável e a uma segunda feira estava quase cheio, só tinha uma mesa de dois livre, e nós eramos os únicos tugas lá. Um americano estava a falar com o seu sotaque cerrado e a contar as suas estórias e tal, e quando dá a primeira garfada no cabrito assado parou, olhou para o prato, saboreou uns instantes e diz "My God... this is trully delicious!"
http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g189106-d1604380-Reviews-Luar_de_Janeiro-Evora_Alentejo.html



Almoço 1)
Martinho da Arcada
Depois da "estupada" da noite anterior queriamos algo mais em conta, e este restaurante pareceu pela lista à porta mais acessível.
É um espaço mal decorado, um pouco feio e desleixado, o atendimento do empregado do mais amador possível (muito fraquinho o rapaz), as ementas sujas de comida, as entradas uma pobreza. Tinha tudo para correr mal que nem tirei fotos...
Comi "Coelho à moda de Santa Clara" ou lá como se chamava e estava DIVINAL!!! A mais que tudo comeu miminhos de porco e estava BRUTAL!
Ao lado estava um casal que entretanto chegou e pediu sopa de cação e tinha um aspecto fantástico...
A cozinheira deve ser o Ronaldo daquela equipa, pois o resto não safa...
O preço foi menos de metade do jantar do dia anterior!
http://www.visitalentejo.pt/pt/catalogo/onde-comer/restaurante-martinho-da-arcada/

Mas os cafés e sobremesa decidimos ir ao Café Arcada.



Jantar 2)
Dom Joaquim
Buscando na net fomos ao Dom Joaquim.
Restaurante para umas 80 pessoas, era terça e ficou cheio, literalmente cheio, muitos turistas mas muitos locals. Comida típica, tradicional, atendimento excelente, simpatia a rodos, sempre prestáveis.
A comida muito boa, Raia com batata doce e Bochechas de porco com puré de marmelo. Fechei com Pinhoada de caramelo e ovos moles - uma bomba!!
Não foi tão caro como o jantar do dia anterior mas foi puxadote também.
http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteDomJoaquim
http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g189106-d1542674-Reviews-Dom_Joaquim-Evora_Alentejo.html





Almoço 2)
Quarta-feira
A melhor refeição foi mesmo a fechar as mini férias.
Espaço pequeno mas agradável, mais uma vez quase cheio, e com muitos turistas. Local decorado de forma tradicional mas repleto de simbolismos monárquicos, republicamos e maçonicos.
Arranjamos mesa, pedimos uma sopa passada para a criança e uma água. As entradas iam chegando e com a galga iamos comendo (era tarde) e lá pedi a lista para escolher o prato. "Lista? Não amigo, isto aqui não funciona assim. Eu vou trazendo a comida, a bebida e tudo o mais, vão comendo. Se não gostar reclame!"
Não escolhemos nada e comemos tudo! E dada a quantidade e a qualidade nem foi caro.
E foram muitos simpáticos e cordiais, como se deve ser neste ramo...
http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g189106-d1105934-Reviews-Tipica_Quarta_Feira-Evora_Alentejo.html










Évora é linda! Se tivesse um trabalho que gostasse e desse para viver era para Évora que ia! Até já tem um driving range :)

ADOREI! Quero voltar!


A Padaria Portuguesa, a primeira e original

Gostamos muito de lá ir, esta é a da João XXI.
Come-se bem, rápido e baratito...




E já tudo foi dito sobre este caso de sucesso!

http://www.facebook.com/apadariaportuguesa

Mercearia Creativa - Lisboa, Guerra Junqueiro

Para um almoço diferente... normalmente pedimos sempre o mesmo, mas é tãoooo bom!!








Sopinha (desta vez gaspacho pois é verão), ostras portuguesas e prego no bolo do caco... hmmm!


Para sobremesa costumam ter coisas boas, mas eu prefiro sair e andar 10 metros e no café Astro comprar uma queijadinha de requeijão de Serpa...  a 1,65€ cada, carote! mas vale a pena :)


http://www.merceariacriativa.com/
http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=7449

Restaurante Chinês Yum Cha Garden - Oeiras

Por insistência da mais que tudo fomos experimentar o restaurante chinês Yum Cha Garden, em Oeiras

QUE MARAVILHA!! Em termos de comida, e qualidade/preço passou diretamente para o top 5!
(o sítio em si é muito velhinho e decadente, mas a comida, oláláláaa!)






Adorei os pães com doce de ovos...

http://www.yumcha.com.pt/
http://www.lifecooler.com/Portugal/Restaurantes/YumChaGarden

Tróia - again and 4ever :)

Adoramos Tróia! Mesmo! 


É uma pequeno tesouro mesmo aqui ao lado... 


Perto de casa, a miúda adormeceu 5 minutos depois da viagem começar e acordou às portas do hotel. Fantástico!!


Tem muito boas condições em termos de hotel (os apartamentos são todos espaçosos), piscinas, espaços verdes e envolvente, perto da praia, existe um super-mercado no resort, tem muito espaço para running e passeios, vistas, sossego, campos de ténis, campos de futebol, parque infantil... muiiito bom!



O tempo não ajudou mas fizémos praia, piscina e muitos passeios...

À noite apesar da lua cheia bonita esteve quase sempre muito vento para desfrutar de passeios na marina e nos jardins :(



Sobre o hotel ver o meu post de férias anteriores aqui: http://visitlusitania.blogspot.pt/2010/07/aqualuz-troia-mar.html

Desta vez reservamos um apartamento T1 no Aqualuz Tróia RIO e não no MAR, mas quando lá chegámos com imensos congelados para a semana verificámos que o frigorifico destes apartamentos não tem o compartimento de congelação (hein?!) mas o staff do hotel após a nossa exposição prontamente resolveu o tema passando-nos para um apartamento do Aqualuz Tróia MAR.

Os apartamentos são efetivamente diferentes, sendo que os do MAR são maiores e melhor equipados, os do RIO também são muito bons mas tem menos equipamento (menos poltronas, a mesa é redonda e pequena em vez de retangular) e são ligeiramente mais pequenos (a kitchenette é mais pequena, e mesmo a suite pareceu ser mais pequena e não tem a divisão de vidro para a sala como os do MAR...)


O pequeno-almoço são sendo deslumbrante é muito bom, e apesar de desta vez haver muita gente no hotel tudo correu muito bem pois o staff tem o processo muito agilizado.


Todo o staff do hotel foi extremamente profissional e simpático... as pessoas tem de perceber que é o seu trabalho e o seu futuro que está em jogo, e que os clientes não estão ali a fazer favores mas a pagar para terem férias, e quem está a trabalhar tem de ter brio no que faz, seja no que for. E no Aqualuz Tróia nota-se o esmero... apreciei!


Só as meninas das limpezas dos apartamentos é que foram um pouco inconvenientes pois por três vezes em sete dias tiveram de vir fazer a limpeza quando estávamos no apartamento, é que com crianças que dormem a sesta e não podem ir à praia às horas do calor o apartamento é o refúgio e as equipas de limpeza às vezes não percebem... este aspeto foi dos menos bons, mas não atrapalhou pois o apartamento sendo espaçoso deu para gerir (ao contrário do Pestana Alvor do ano passado que era muito acanhado, ver http://visitlusitania.blogspot.pt/2011/09/pestana-alvor-atlantico-4-estrelas.html).


A kitchinette está toda equipada com tachos, pratos, copos, canecas, base, talheres, varinha, micro-ondas, fogão, e para quem quer fazer refeições dá muito jeito.



Estes talheres, que até são de uma empresa de cutelaria portuguesa, são muito bonitos e tal, mas não são nada praticos... mas em termos de design, sim senhor...!


Aproveitei as sestas da gaiata e quase todos os dias com apenas 4€ (por cada dia) por uma ficha para um balde de 50 bolas tive várias horas de treino de putt, jogo curto (chip e pitch) e depois driving-range - praticamente sempre sozinho (entre as 14h e as 17h). 



No sábado de manhã com o tempo mais fresquinho e enublado fiz os 18 buracos em 3h30m - sem pressa e sem stress e com o campo com algumas formações, o campo é plano, difícil e muito bonito.



O custo para os hóspedes do Aqualuz mantêm-se a 40€, mas convêm pedir o voucher no hotel antes de ir.


Para descanso dos pais e regalo dos miúdos o hotel tem um espaço para a criançada, fechado, com controlo e supervisão de vários adultos, onde podem brincar, desenhar, ter atividades, e gastar alguma energia. A cachopa adorou, sentiu-se muito à vontade e quis voltar todos os dias... foi passando lá uma horita por dia o que foi bom para todos!



No último dia antes da vinda aproveitamos para fazer um picnic num dos muitos espaços verdes do resort e jogar um pouco à bola.



Durante a semana formos jantar a um dos nossos restaurante preferidos, A Escola.




Uma boa casa vale por si, estava quase cheia, e assim deve dar gosto ter um negócio...



Desta vez fomos conservadores e optamos pela especialidade que é a empada de coelho bravo, uma dose dá para dois, e no final estes doces fantásticos (não hei-de eu estar gorducho!)



Para desmoer um dia de manhã lá me levantei a custo mais cedo para ir correr e fiz o caminho à beira da estrada do hotel às portas do resort e voltar, são cerca de 9kms... cedinho pela fresquinha custa menos!


Um dos dias apanhámos o Catamaran para Setúbal para ir almoçar aos belos tascos da Avenida Todi, na viagem (que são 15mnts) vimos os Roazes (os golfinhos do Sado)... muito giro!

Se tivesse dinheiro era em Tróia que comprava uma casita de férias! Gosto muito!!


Nota: Sim, a água do mar é fria! muito fria às vezes! isto não é o algarve ou o mediterrâneo... mas eu passei a minha juventude nas praias de Mira, Aveiro e Figueira, e até já estive de férias de praia na Galiza! 
Tudo o resto compensa a gélida água... :)