Um tesouro chamado S. Miguel, nos Açores

Este ano lá conseguimos ir conhecer S.Miguel, uma das nove ilhas do arquipélogo dos Açores, e digo-vos que é assombroso de lindo!!

Mas linnndooo, liiiindo, lindo!!

Como a mini-me já deu na escola a geografia de Portugal, continental e ilhas, depois de termos ido há um par de anos a Porto Santo na Madeira agora fizémos um check mark nos Açores, apesar de que obviamente queremos voltar e conhecer outras ilhas...

Decidimos assim, para conhecer a fundo e bem, fazer uma semana inteira em S.Miguel, e apesar de alguns conselhos de amigos e conhecidos de que a ilha não era assim tão grande creio que foi o tempo ideal pois deu para conhecer quase tudo - muito ainda ficou por explorar, quiça noutra visita no futuro.

Acabámos por comprar um pack numa agência de viagem com o hotel e as duas viagens para os três, não foi barato mas ficou acessível qb. Hotel era 4 estrelas e as viagens foram para lá na TAP e para cá na RyanAir. Quiça comprando com mais antecedência e procurando melhor o alojamento desse para conseguir valores ainda mais em conta... mas em conversa com um amigo agora no regresso ele diz que há voos a 50€ para S.Miguel, é preciso é ter disponibilidade para ir em alturas de época baixa.

Chegámos à ilha de manhã cedo ainda e no último dia das Festas do Espírito Santo.




Há noite era bem mais bonito :)




Dos 8 dias que por lá andámos, de domingo a domingo, só o primeiro é que esteve assim mais farrusco, de resto tivémos sorte e a temperatura subiu e oscilou entre os 21º e 26º.
A humidade é que se nota ser bem mais alta mas não chegou a ser muito incomodativo.




A ilha tem muito boas vias de comunicação, e assim que aterrámos fomos buscar o veículo que tinhamos reservado para a semana inteira, facilitando assim os nossos transfers do e para o aeroporto.

A empresa que optámos foi a Ilha Verde que é detentora do concessionário da Ford, alugámos um Fiesta que apesar de mais de 100.000 kms estava em muito bom estado e galgava muito bem as inclinações da ilha - isto pois há uns 15 anos (ou mais) na ilha da Madeira o carro que alugámos mal passava dos 60 de tão preso que estava o motor. E em S.Miguel deve ser o local no país onde há mais Fiestas por habitante, é impressionante!! Quer carros de aluguer quer de proprietários privados.




Praias, piscinas, poças, cascatas e afins

Nestes vários dias tivémos oportunidade de ir a banhos em muitos sítios, uns de borla outros a pagantes, mas valem todos a pena... não conseguimos ir a tooooodas as piscinas como a filha queria, mas fomos às mais emblemáticas de água quente que brota do solo a temperaturas de 30 a 40 graus e às praias que apesar de banhadas por àgua fria é um frio que se aguenta melhor que o de Portugal continental.

A piscina do hotel não era nada de especial, tinha só a particularidade de ser meio coberta e meio ao ar livre.

Praia de S.Roque


Complexo de Piscinas de Lagoa


Areal de S. Bárbara

 


Poças de água quente de Caldeira Velha



Praia e Piscinas da Ferraria 




A areia escura vulcânica tem um detalhe que só se sente mesmo depois de a pisar... é que absorve muito mais o calor que a areia branca/amarela. É que ferve nas palmas dos pés, é ver a malta a correr, literalmente, da toalha para a água!

Praia de Mosteiros





Piscinas da Terra Nostra 

(Dica do meu "buddy" lá do trabalho: almoçar no restaurante do Hotel Terra Nostra para ter voucher de acesso às piscinas e ao parque cujo custo ainda é cerca de 20€)

Não tenho foto para mostrar mas procurem no Google :)

Praia de Água d'Alto



Barco e Ilhéu de Vila Franca do Campo
(é muito bonito e tal mas não é assim um primor para ir fazer banhos)




Poças da D.Beija nas Furnas





Cascata do Salto do Prego
(espetacular e a água um geelooo)



I'M THE KING OF THE WATERFALL!

Praia do Pópulo





Lagoas, matas, trilhos e miradouros

Mas o que realmente é fascinante, lindo, encantador, deslumbrante nos Açores e em específico S.Miguel é a grandeza da natureza. São as lagoas, cada uma mais bonita que outra, os trilhos para lá chegar, as vistas cimeiras, as envolventes... as fotos não fazem juz à magnificiência! 

Tem mesmo de se lá ir para respirar aqueles locais!

E admito que foi o que mais apreciei nas férias, caminhar, subir, descer, andar, galgar pelos trilhos, pelos caminhos, por estradas e estradões! ADOREI! 

Vista de S.Roque para Lagoa.


Vista de Ponta Delgada na subida para a Lagoa do Fogo


Lagoa do Fogo



O que se desce...


... depois tb se sobe! :)




Salto do Cabrito




A caminho da Lagoa do Canário


Lagoa do Canário





Lagoa das Sete Cidades
(a verde e a azul)



Ponta da Ferraria



A caminho da Lagoa do Congro



E o tamanho deste feto?


Lagoa do Congro


Parque Terra Nostra





Lagoa das Furnas




Pôr-do-sol em Relva


Salto do Prego

O mais espetacular, para mim! Uns trilhos de grau de dificuldade média de um par de kms mas de uma beleza fenomenal. 












Ribeira dos Caldeirões




Outros locais de interesse...

Plantação de Ananáses





Chás Gorreana



Gruta do Carvão





Gastronomia e afins

Obviamente que o difícil é conseguir não se comer bem, há pratos para todos os gostos e carteiras e varremos o leque de oferta desde as tascas mais singelas a restaurantes mais puxadotes de preço. Comemos opiparamente e com deleite. 
Eu trouxe uns 3 kgs a mais da ilha :(

Ficam só as fotos para deixar água na boca, mas de peixe comemos peixe-porco, mero, bicuda, chicharros, boca-negra... de carne eu apenas comi os famosos bifes da Associação (eh! nada de mais) e o cozido (estava mesmo bom!), ainda comi dois pratos veggie mas um deles tinha tanto mas tanto picante que nem se sentia os sabores de mais nada... o outro um risotto de vegetais mas que vinha sem queijo parmesão e lá me deram um bocadinho de queijo de S.Miguel para disfarçar, mas teve ser de ser a pedido. E muitos petiscos :)

Nota negativa, cartão vermelho: o pão é uma bodega! Fiquei desiludido... é um nicho para um dos meus amigos padeiros amadores explorar... pão muito fraquinho lá!






















Alguns dos restaurantes

Singular mesmo em S.Miguel 
Muito bonito, comida aceitável, serviço não esteve à altura


Saca Rolhas em Relva
Sítio engraçado, comida muito boa, serviço podia ser melhor
(Olha ali o Pauleta! O maior dos Açores!)


Michel em S.Miguel

Local muito bonito e agradável, comida boa, serviço ainda está a aperfeiçoar pois abriram há pouco tempo.
(olha ali a Merche Romero...)



Bebidas e afins...

Nos Açores existem muitos produtos regionais, e as bebidas não são excepção... não experimentámos tudo, mas algumas coisas foram alegres supresas...






Esta foi a maior descoberta, a cerveja Melo Abreu
Principalmente a sua versão mais comum que nem de propósito se chama "Especial". Nós lá pediamos uma imperial Especial ao que respondiam: "Um fino?" - hehehe






Jornais...

De cultura geral sabia que o mais antigo jornal em Portugal era ao Açoreano Oriental, mas estar lá e comprar o dito é outra sensação... e há uma grande miríade de periódicos ainda a sair do prelo nas ilhas.




Gelados...

À noite na marginal e cercanias era ver o povo, os locais e os turistas, a passear nas amenas temperaturas de verão que convidavam a andar, e viam-se filas, que também se repetiam de dia, para comprar este tipo de sorvetes... Este era de ananás e era maravilhoso! Mucca é vaca em italiano, e haviam várias gelatarias de italianos em S.Miguel.



S.Miguel é um tesouro, e apesar de muito turista português haviam muito mais estrangeiros, nomeadamente espanhóis, franceses e italianos, alguns poucos nórdicos, holandeses, e alemães, quase não haviam ingleses, mas haviam muitos americanos. 

Dos Açores apenas conhecia a Terceira e dizem-me que S.Miguel é de longe a ilha mais virada para o turismo e apesar de se notar que algumas coisas já não são bem típicas mas "algarviadas" para os turistas, mas ainda assim tem muito de pitoresco e natural... 

Valeu! Recomendo e quero voltar!! Adoreeeiiii...


Coro nas Festas do Espírito Santo: 
"Cheira bem! Cheira aos Açores!!"