Pousada de Estoi - Algarve

Numa semana de Inverno atípica (primeira de Fevereiro) muito soalheira e com temperaturas fantásticas resolvemos tirar umas mini-férias pelo meu aniversário e rumar a sul...
Assim, e depois de alguma prospecção e dicas de amigos optámos pela Pousada do Estoi no Algarve pois reunia os nossos requisitos:
- Algarve;
- 5 estrelas;
- com piscina interior e spa (ou circuito termal se preferirem) no edifício dos quartos;
- até 90€ por noite;
- quartos espaçosos;
- e claro: "child-friendly" :)
A Pousada pertence à rede das Pousadas de Portugal, geridas agora pelo Grupo Pestana, e é sem dúvida um pequeno paraíso. Tem algumas lacunas, mas nada de especial. Toda a nossa estadia foi excelente. Five stars!!
O "complexo" é composto por três componentes: o palácio (restaurado), os jardins, e o novo edifício moderno adjacente onde se encontram os quartos, e a garagem interior - que dá acesso directo aos quartos o que com uma criança de colo é fantástico.
Os quartos são enormes, espaçosos, bem equipados, modernos e funcionais. As camas não sendo as melhores onde já pernoitamos são boas...
Cada quarto tem uma varanda, espaçosa qb, onde se pode apreciar um momento de leitura enquanto se mira o mar ao longe ou se aprecia as amendoeiras em flor ou se sente o odor dos laranjais - que nesta altura estavam imponentemente carregados.
O WC é igualmente espaçoso.
A piscina interior e a zona de spa (banho turco, sauna e duches xpto) eram num espaço muito reduzido comparado com outros hotéis, talvez uns 35mts/2. Mas como basicamente era só para nós os três (dois adultos e um bebé no carrinho) dava e sobrava...
A piscina foi simplesmente a melhor piscina interior até hoje onde estivémos, pois a água estava um pequeno caldinho... tinha apenas uns jactos de água tipo jacuzzi mas era o suficiente.
O banho turco era excelente, quente e aromatizado, e muito pequeno, daria para umas 3 pessoas no máximo.
A sauna infelizmente não era boa, pois não chegava a aquecer muito.
Ao lado da piscina havia ainda um mini ginásio com três máquinas (passadeira, bicicleta e pesos).

Ambas as salas davam, através de uma enorme janela, para a piscina exterior... que estava nesta altura do ano sem ninguém.

A orientação do hotel, esplanada, jardins, quartos e das piscinas permitem uma vista sobre o mar ao longe e todo o horizonte...
Deu-nos também a possibilidade de gozar o pôr-do-sol como há muito não fazíamos...
No primeiro dia do deck da piscina exterior, e no segundo mesmo dentro da piscina interior através do janelão... FANTÁSTICO!
Os jardins permitem mini-passeios, a esplanada é excelente, os salões são fabulosos para ler ou beber um copo.
O pequeno almoço é bom sem ser excelente, dado que haviam poucos hóspedes até fiquei surpreendido com a variedade da escolha. O café é mauzito!

Não é efectivamente barato (e nós fomos na época baixa), mas pelo luxo e condições vale o dinheiro.
Para uma escapadela de inverno é um sitío a explorar...

Site Oficial nas Pousadas de Portugal
Ver no Booking.com
Críticas no TripAdvisor

-------------

Para o momento cultural da escapadela visitar ali mesmo ao lado as Ruínas Romanas do Milreu, um pequeno tesouro...


Info no wikipedia das ruinas do Milreu
Outro site sobre as ruinas do Milreu.

-------------

Restaurante Sabores do Campo


Fomos com um amigo que trabalha nos Algarves jantar a um sítio fantástico que ele escolheu... o restaurante e lounge Sabores do Campo em São Brás de Alportel...

Em termos de espaço é bastante agradável, a decoração muito orientada ao vinho, e nesta altura do ano apesar dos dias anormalmente quentes as noites são frias e uma lareira acessa e viva aquece o corpo e a alma.
O espaço não tinha televisão, o que torna a refeição propícia à conversa e socialização, pormenor que muitas vezes estraga o convívio dos demais...

O atendimento foi excelente, e dado que era dia de semana e havia pouca clientela tivémos bastante atenção e cuidado por parte dos donos (três jovens com muita queda para este negócio...) mas que segundo o nosso anfitrião é prática comum no dia-a-dia por parte dos donos aos seus clientes, sejam amigos ou estranhos. É assim que se constrói uma casa de sucesso... com estes detalhes...
A garrafeira estava repleta de surpresas, e o vinho que nos aconselharam estava divinal - Barranco Longo 2006 do Algarve.

O cardápio tem bastante escolha e os pratos estavam muito bem confeccionados...

No final o chef propôs uma surpresa: fruta flambejada, acompanhada por duas bolas de gelado e salpicada de coentros picados e pimenta rosa... QUE COISA FABULOSA!
No final um chá da vasta gama e variedade disponível...
O espaço tem acesso facilidado e condições para pessoas com dificuldades motoras e fraldário - coisa importante para nós nos dias que correm :)

3 comments:

Unknown said...

Boa Noite
Qual não foi a minha agradável surpresa quando estava a procura nas imagens do Google de fotos do Barranco Longo para um jantar vínico que vamos promover e vi um prato que tinha confeccionado.
Logo tentei saber de onde vinha a foto e fiquei muito contente com o comentário sobre o Restaurante.Gostaríamos imenso voltar a recebe-lo no Sabores do Campo
Muito obrigado e até breve.

NMC said...

Caro Chef, contamos voltar ao Sabores do Campo pois gostámos mesmo muito! Um abraço...

SPM said...

Só posso falar pela parte do Sabores do Campo, pois ainda não conheço a Pousada de Estoi.
Subscrevo por inteiro o que está no post, e não tenho qualquer dúvida em recomendar o restaurante a quem conheço.

ps: a sobremesa era mesmo divinal :)