Monte das Falperras, Mourão no Alentejo

Fim de semana de escapadinha no Alentejo profundo, ali para os lados de Mourão e Aldeia da Luz, logo depois de Vila Viçosa e ainda à vista da linda Monsaraz.

Que sítio maravilhoso, cheio de cantos e recantos e uma paisagem deslumbrante.


Infelizmente chegámos já à tardinha pelo que não deu para aproveitar muito no sábado. Fomos cordialmente recebidos pelo casal dono do Monte das Falperras que nos deu algumas dicas e nos entusiasmou com a nossa estadia. Tinham o monte cheio (6 quartos) e era quase tudo malta da zona de Lisboa para uma escapadinha de relax no campo - segundo disseram.




Ainda deu para dar um passeio no pequeno olival da herdade e conhecer os cantos à "casa", que de Outono/Inverno há de ser completamente diferente de uma estadia no Verão pois tem uma piscina muito atrativa. Pelo menos estava um dia frio mas límpido e sem previsão de chuva.





Ficámos a deliciar-nos no alpendre a ver o pôr do Sol ao som de Lhasa de Sela - e digo já que toda a música ambiente que ouvi no monte era de um grande nível -  ah, a Lhasa, essa cantautora que infelizmente partiu cedo de mais e que ainda tive o prazer de ver uma vez num concerto inolvidável.




Estivemos depois na sala comum a ler e a ouvir boa música, a par de outros hóspedes que por aqui conversavam, à beira de uma lareira que brotava calor ameno para a sala - muito muito agradável.





O quarto é agradável, com toques interessantes de arquitetura de interiores e de decoração. Felizmente tinha um AC que nos aconchegou à noite quando regressámos do jantar pois efetivamente estava frio, 6 graus pelo menos. Não tem TV, e ainda bem.








Acordei já tarde depois de uma noite bem dormida e fui dar uma corrinha pelas redondezas, a babe quis ficar a dormitar, e acabei por fazer uma voltinha até à Aldeia da Luz e um desvio até ao imenso Alqueva. Era dia de caça e ainda vi uns caçadores a dispararem com sucesso sobre uma lebre num outeiro, e nesse momento decidi que ia correr só na estrada e não no mato como tinha previsto. Apesar de ter começado já bem depois das 9h e o Sol já ir alto estava um gelo do caraças!


De regresso e depois de um banho fui à zona das refeições, com a companhia da babe para o pequeno-almoço, que estava DIVINAL!!!
O bolo era de abóbora e nozes, é só o que digo!





Recomendo mesmo! Mesmo mesmo!

http://falperras.carbonmade.com/
http://www.booking.com/hotel/pt/montefalperras.pt-pt.html

Visitámos rapidamente a localidade da famosa Aldeia da Luz e a de Mourão que não conhecíamos, e dá pena ver a desertificação do nosso país. As casas fechadas e sem ninguém. As ruas desertas e o comércio fechado.
Uma senhora na rua em Mourão cumprimentou-nos e meteu conversa dizendo depois que a terra não tem gente nova que como não tem trabalho vai-se embora e os que ficam são os velhos que vão morrendo.
"Nem uma costureira cá temos, nem um barbeiro, temos um sapateiro que passa o tempo doente, o coitado. Estamos aqui no fim do mundo. Uma tristeza."







O Arado em Montemor-o-novo

À ida de Lisboa para o monte como já era tarde almoçámos em Montemor-o-novo no Restaurante O Arado. Gostei do espaço, da comida e do serviço. Estava com vontade de umas simples Migas de espargos e tenros Secretos, estavam ótimos! A babe regalou-se com Cação frito com camarão e ameijoas sobre uma cama de pão frito e batatas coradas.




http://escape.expresso.sapo.pt/boa-mesa/guia-restaurantes/espelho-mar-arado-19667


Restaurante Bragança em Mourão

Uma das recomendações que os simpáticos donos do Monte nos deram foi a do Restaurante Bragança, em Mourão, e não foi uma desilusão.
Restaurante com dois espaços distintos e um bom atendimento.
Comi uma excelente Sopa de Cação, talvez a melhor que já provei.
A mais que tudo comeu um prato de Carne de Porco frita com ameijoas.
Os preços já foram um pouco mais puxadotes, não achei tão acessível como é normal neste interior de Portugal.





http://www.nescapadinhas.com/restaurante/mourao/braganca/3244/


Adega Velha em Mourão

Aconselhados previamente a reservar telefonámos e marcámos para as 13h mas com um aviso militar que só guardavam a mesa durante 5 minutos, e deu para perceber pois até às 15h e pouco havia ainda filas de pessoas à espera de mesa.
O local é muito pitoresco, com vasilhas enormes a decorar as várias salas. Fiquei cheio só com as entraditas, tanto que acabámos por pedir apenas e só uma dose de "Cozido de grão" para os dois que ainda sobrou cerca de metade. Estava muito bom, e eu adoro cozido, mas não consegui dar-lhe luta! Tanto que nem houve sobremesa, pois já rebolava dali para fora.








http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-adega-velha/332210/


Poiiiiis, não hei de eu estar gordo! :)

1 comment:

Sérgio said...

Só de olhar para as fotografias dos pratos fiquei a salivar!!!